Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Participações do NPH

Estivemos presente no sábado, dia 26 de junho, aos comemorativos dos 10 anos do Memorial do Rio Grande do Sul. Localizado na Rua Sete de Setembro nº 2020, Centro Histórico de Porto Alegre - Praça da Alfândega, Rio Grande do Sul.
"A ideia da criação de uma instituição que privilegiasse a cultura gaúcha surgiu entre 1995 e 1996, sendo concretizada através de um convênio entre o governo federal e o estadual, em setembro de 1996. Ficou acertado, nessa ocasião, que a sede dos Correios e Telégrafos por quase um século, abrigaria um local de difusão de cultura e memória rio-grandense. O acordo de cedência do prédio implicou também a criação de um Museu Postal e uma Agência Filatélica.

O projeto de restauração foi previamente aprovado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), uma vez que o prédio foi tombado em 1980.

O antigo prédio dos Correios e Telégrafos foi totalmente revitalizado para abrigar a Instituição. Surgiu, dessa forma, um centro de informação e divulgação da história do Estado, reunindo objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul. O riquíssimo acervo está exposto através de uma concepção museográfica moderna, permitindo, assim, a integração com o público e o fácil entendimento dos conteúdos." (www.memorial.rs.gov.br/)

O Memorial do Rio Grande do Sul é parceiro do NPH-UFRGS na promoção do Curso de Extensão Africanidades: História , arte e cultura. A primeira edição foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro e 04 e 05 de dezembro de 2009. Esse ano será realizado aproximadamente no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário